ESCLEROTERAPIA

O que é escleroterapia?

É um procedimento médico que consiste em injetar com uma agulha muito fina uma substância dentro de vasos de pequeno calibre, causando uma irritação e oclusão do vaso com sua exclusão do caminho da circulação.

Baixo índice de complicações e de custo
Rápido retorno as atividades rotineiras
Simplicidade técnica
Atendimento ambulatorial, ou seja, não há internação.

ORIENTAÇÕES PRÉ ESCLEROTERAPIA

Comparecer na data marcada para a escleroterapia com 10 minutos de antecedência.
Fazer refeição leve na manhã do procedimento
Fazer “raspagem” ou depilação de pelos das pernas
Evitar uso de cremes no mesmo dia do procedimento

ORIENTAÇÕES PÓS ESCLEROTERAPIA

Não há necessidade de repouso. Recomenda-se somente evitar exercícios intensos (ex. aulas de academia)
Retirar o micropore e a faixa elástica (se esta foi aplicada) no mesmo dia à noite no banho.
Não tomar Sol 48 horas após o procedimento ou enquanto permanecer os hematomas. Se for necessária a exposição ao Sol, utilizar protetor solar fator 30.
Aplicar Hirudoid gel 500 após calor local nas áreas que possivelmente formarem hematomas.
Realizar depilação somente 12 horas após o procedimento.

Os vasinhos podem voltar após a escleroterapia (aplicação)?
Não, uma vez que o tratamento foi realizado com sucesso eles não voltam. Porém, novos “vasinhos” podem aparecer, e geralmente aparecem, em pacientes com fatores de risco. Esses novos “vasinhos” tendem, todavia, a serem de menor intensidade. O tempo do possível retorno desses vasos é variável e depende dos cuidados do paciente. É por esse fato que se recomenda os cuidados com os fatores que influenciam o aparecimento dos vasos e a realização de novas sessões de escleroterapia para manutenção.

A aplicação dói?

A intensidade de dor nas sessões de escleroterapia (aplicação) é variável e está relacionada principalmente à tolerância do paciente. Os pacientes costumam vir à sua primeira sessão com muito receio de sentir dor, e em sua quase totalidade, relatam que a intensidade de dor sentida foi muito aquém da que se imaginavam. A dor é sentida como uma picada e leve ardor sobre a área aplicada. Alguns outros fatores também estão envolvidos:
1– local da aplicação: em locais como atrás do joelho e pés a intensidade é maior.
2– momentos da aplicação: pacientes em período pré-menstrual ou ansiosas podem ter maior sensibilidade dolorosa.
3– material utilizado: o uso da técnica de micro espuma apresenta menos dor à injeção do que a glicose hipertônica.

Quando pode ser utilizado o laser?

O laser pode ser utilizado em praticamente todos os locais e apresenta a vantagem de não ser invasivo (não necessita de utilizar agulhas). O local mais indicado, entretanto, é na face, nariz e em pés (aonde a aplicação pode ser mais dolorosa). Os pequenos vasos em membros também bons resultados em membros. Para vasos com maior calibre recomenda-se o uso de escleroterapia convencional.

A depilação com cera pode aumentar os vasos?

Ainda não existem estudos que comprovam essa teoria. A maioria dos profissionais acredita, todavia, que a cera não causa e tão pouco aumenta o número de vasinhos.

Eu posso fazer qualquer tipo de exercício após a realização de escleroterapia?

A recomendação é que se evitem, no mesmo dia, somente exercícios com grande esforço como aulas de academia e exercícios de impacto no mesmo dia. Caminhadas, dirigir, subir escadas, aulas de natação e etc são permitidos.

Os vasinhos podem se tornar varizes com o tempo? Qual a diferença?

Não, os vasinhos são novas formações vasculares anômalas da derme e varizes são veias que já existiam que se tornaram insuficientes. As varizes são mais calibrosas (mais que 4 mm) e profundas. Os fatores de risco para o aparecimento e evolução de varizes e vasinhos são semelhantes, e por isso, comumente aparecem em conjunto.

É necessário utilizar meia elástica ou faixa elástica após as sessões de escleroterapia?

Depende do tipo de vasinho a ser tratado e do julgamento do cirurgião vascular. Geralmente em vasos mais calibrosos e quando há associação de vasos e varizes recomenda-se o uso de tais dispositivos.

Quanto tempo devo ficar sem tomar sol?

Recomenda-se pelo menos 48 horas. Se tiver uma viagem ou passeio programado em que a exposição seja inevitável, recomenda-se o uso de bloqueador solar fator 30. o uso de heparinóides como Hirudoid, Trombofob, Venalot H, está recomendado nos casos de formação de pequenos hematomas nos locais de punção.

Quantas sessões são necessárias para o tratamento total dos vasinhos?

Não há como ter uma ideia precisa do número de sessões que serão necessárias. Tem-se uma estimativa pela extensão dos vasinhos em pele que é relatada ao paciente em sua avaliação.

Há riscos de formação de manchas?

Sim. Há o risco baixo de formação de manchas em pele. Essas manchas ocorrem mais em pacientes com peles morenas e que se bronzeiam com facilidade. O uso de micro espuma em telangiectasias diminui o risco de manchas e a exposição ao sol aumenta. Quando ocorrem, porém, desaparecem espontaneamente em 80% a 90% em até seis meses. Após isso, utiliza-se pomadas e cremes clareadores com sucesso.

Posso realizar depilação após a aplicação?
Deve-se aguardar 12 horas para depilação com cera. No caso de a pele ficar irritada depois da aplicação recomenda-se aguardar a melhora da inflamação. Recomenda-se, também, a depilação antes da realização do uso do laser.

Qual o melhor método para escleroterapia?

Não existe um produto ideal para a escleroterapia. Ultimamente, porém, com a maior experiência dos cirurgiões vasculares com o uso da “espuma” ela vem se tornando cada vez mais usada. Ela tem a vantagem de produzir menos dor a aplicação, melhores resultados e menos manchas de pele. A glicose hipertônica apresenta a vantagem de apresentar menos reação alérgica.

As veias que são retiradas com a cirurgia não fazem falta para a circulação?

Não, as veias retiradas são doentes e já não ajudam no retorno venoso. Além do mais, somente 10% da circulação da perna é feita pelas veias superficiais onde estão as varizes.


agendar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *