O que são Microvarizes?
As telangiectasias (ou popularmente conhecidas como vasinhos) são veias anômalas localizadas na pele (derme) e que possuem diâmetro de 0,1 a 1 mm. São muito visíveis e apresentam coloração avermelhada ou azulada. Acometem 60% da população adulta mundial. Podem causar dor e queimação em pele.
Repouso de 12 a 36 horas
Anestesia local com ou sem sedação
Cicatrizes muito pequenas em torno de 2 a e mm, por onde entra uma agulha de crochê
Custo bastante acessível e com cobertura por alguns convênios médicos
Retorno precoce as atividades rotineiras
ORIENTAÇÕES PRÉ MICROVARIZES
Comparecer na data marcada para a micro-cirurgia com 15 minutos de antecedência
Fazer refeição leve na manhã do procedimento
Fazer “raspagem” ou depilação de pelos das pernas
Se possível vir acompanhado (a).
ORIENTAÇÕS PÓS MICROVARIZES
Microcirurgia em consultório
Repouso no dia da micro-cirurgia. Pode a cada 1 hora, 15 minutos sentado ou em pé: para fazer refeições, ir ao banheiro, … No restante do tempo: pernas elevadas.
Retirar a faixa crepe à noite no mesmo dia do procedimento (ficar com faixa pelo menos por 6 horas). Retirar no chuveiro após a faixa encharcar por completo. Não retirar os micropore (as fitas da pele).
Retirar o micropore no quinto dia após a cirurgia. Retirar no chuveiro após molhar por completo. Se apresentar sangramento discreto comprimir por alguns segundos que o sangramento parará
Aplicar Hirudoid gel 500 em áreas de hematomas após calor local.
Retornar à clínica em 1 semana após o procedimento.
Ligar à clínica se apresentar alguma dúvida.
Quais os fatores de risco para varizes e microvarizes?
Fatores de risco para o aparecimento e agravamento de sintomas de varizes e telangiectasias (vasinhos).
Não modificáveis:
Hereditariedade (genético)
Sexo feminino
Idade
Modificáveis:
Uso de anticoncepcionais orais ( ACO)
Gestação
Hábito de ficar em pé/ sentado
Uso de hormônios em geral
Obesidade
Uso de salto alto ou calçado plano
Para o tratamento não cirúrgico para as varizes:
Recomenda-se o uso de meias elásticas para compressão e melhor função dos músculos da panturrilha e o uso de medicações que agem na contração das veias.além disso, recomenda-se a prática de atividades físicas freqüentes, a redução do peso, uso de alimentos laxativos (soltam o intestino), critério no uso de anticoncepcionais, mediadas de proteção na gravidez, a redução do tempo em pé e sentado (especialmente no trabalho), o uso de salto de 5 a 7 cm e o hábito de dormir com os membros elevados ( aproximadamente 20 cm).
Tratamento cirúrgico para microvarizes:
O tratamento dos vasinhos consiste na maioria das vezes como indicação estética. A escleroterapia (“aplicação”) é o tratamento mais realizado. A escleroterapia é a injeção dentro dos vasos de substâncias como glicose e as “espumas” que provocam inflamação controlada desse vaso e a reabsorção do mesmo. Os pacientes são orientados a evitar se expor ao sol nos 2 dias seguintes ou quando ainda permanecer com hematoma local. Não há restrições ao trabalho após a aplicação. A retirada das bandagens é recomendada para o mesmo dia e no banho.